Em suma, kolo mee é macarrão com guisado de porco. S $ 4 (US $ 2,80).
*** Estava tão bom que pedi uma repetição. Primeira vez que faço isso. E o chinês disse “Por que você não pediu grande?”, apontando para uma letra chinesa que acho que significa “grande” (veja a foto). Palhaço. 🥵. Estou brincando, cara legal, ele se sentou à mesa comigo, onde sua esposa estava limpando cebolinha. Ele me perguntou de onde eu era.
Parêntesis: a comida do hawker center é fresca, é um patrimônio cultural de Singapura, você vê muitos preparativos sendo feitos lá. Carol me pediu para trazer uma cenoura. Eu vi uma senhora limpando cenouras e comprei uma cenoura dela (S $ 0,30).
De volta ao kolo mee, é um prato chinês da província malaia de Sarawak, localizada em Bornéu (ver mapa). Bornéu é a terceira maior ilha do mundo e é compartilhada por três países: Indonésia, Malásia e Brunei. Seu nome local é Kalimantan.
Kolo mee é um prato favorito chinês de Sarawakian e é servido a qualquer hora do dia no café da manhã, almoço e jantar.
O macarrão kolo mee vem com uma generosa porção de carne moída. O kolo mee é coberto com cebolinha e cebola frita, dando ao prato um sabor doce crocante. Muitas vezes, esse prato também é servido com fatias de char siew (ver abaixo), que são colocadas em cima do macarrão.
E veio com uma canja de galinha ao lado.
Char Siew
É uma forma popular de temperar e preparar carne de porco grelhada na cozinha cantonesa. É classificado como um tipo de siu mei, carne assada cantonesa (ver foto do google).
A carne é tipicamente um corte de ombro de porco doméstico, temperado com uma mistura de mel, pó de cinco especiarias, coalhada de feijão fermentada vermelha, molho de soja escuro, molho hoisin, corante alimentar vermelho (não um ingrediente tradicional, mas muito comum nas preparações e é opcional) e xerez ou vinho de arroz (opcional).
Para beber suco de manga (S $ 3, US $ 2,10) e suco de maracujá (S $ 2,50, US $ 1,80). Peguei um suco de manga extra para levar para casa.
De sobremesa, banana frita.
E tirei uma foto do bolo de tapioca verde, parece que é muito popular.
A última foto é de um velho chinês magro que foi lá comprar frutas frescas prontas para comer. E sem máscara 😅.
Kolo mee, vai ficar nas minhas prioridades quando foi ai te visita.
ReplyDeleteBeleza. Vambora!
Delete