Thursday, November 26, 2020

RUA ÁRABE


*** Se tiver dificuldade em abrir os 4 vídeos, vá até o fim da página e clique em “View Web Version” (“Visualizar Versão Web”) ***

Hoje peguei um ônibus e fui almoçar na Arab St.  Doze paradas em linha reta, sem curvas.  Fácil.

O que é um árabe?  A Liga Árabe é formada por 22 países, da África (norte e noroeste) e Oriente Médio.  Árabe não é uma raça, existe apenas uma raça, a humana.  E as pessoas que vivem nesses 22 países não têm uma origem comum.  Portanto, o árabe é chamado de etnia, um grupo social que tem uma tradição nacional ou cultural comum.

Cada pessoa desses 22 países tem sua nacionalidade.  Alguém nascido no Marrocos é marroquino e árabe.  O que une todos esses países é o idioma.

Para ser árabe, você precisa:
 - ter nascido em país árabe ou ter o árabe como língua materna;
 - seguir as tradições e costumes árabes.

Exemplos de países que não são árabes: Turquia, Irã, Paquistão.

A religião não é um fator aqui.  A maioria dos árabes é muçulmana, mas metade da população do Líbano é católica, por exemplo.

Por que estou dizendo tudo isso?

No Brasil temos o costume de comer comida árabe, em bufês ou rodízios, quibe de lanche ou até esfiha da Habbibs (rede de fast food), que é uma delícia.  Mas duvido que você encontre esfiha ou quibe na Arábia Saudita.  O que comemos no Brasil como comida árabe (falafel, kafta, kibe, chanclichi) são na verdade pratos libaneses.

Os povos da península arábica são descendentes de beduínos, nômades do deserto.  Enquanto os libaneses, parte da Síria e até o norte de Israel são descendentes dos fenícios.  Arábia Saudita, Emirados, Kuwait, só para citar alguns, a comida é muito simples e primitiva, à base de espetos com carne (cabra, cordeiro, boi, frango) e carnes ou peixes cozidos com arroz. E lentilhas.  Já no Líbano a comida é muito rica, como conhecemos no Brasil.

O prato que comi hoje, kabsa, é a comida nacional da Arábia Saudita, arroz cozido com frango.  É delicioso e tanto o arroz quanto o frango têm sabores únicos.

Por garantia, muitos restaurantes se autodenominam “Oriente Médio” para que possam oferecer comida turca, comida libanesa e comida de alguns outros países árabes e do Irã.

A primeira foto é kabsa.  




A segunda foto é uma panqueca sueca de uma confeitaria sueca, também localizada na Arab St.





Não vou comentar sobre as demais fotos e vídeos, é muita coisa. Mas recomendo assisti os vídeos da Mesquita. E perguntas são bem vindas. 


























































































Videos da mesquita 





Videos do beco 






2 comments:

  1. Muito legal! Refizemos nosso passeio por aí. Aliás, está parte da cidade é mito interessante, pitoresca e tem que fazer sem pressa. A FIKA é tudo de bom! O restaurante Balbeek é libanês . Está lá a bandeira com o cedro do Líbano. Comida e cultura. Boa combinação.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É muito legal sim. Eu já tinha visitado na outra vez mas rapidamente e cedo de manhã. Não conhecia a Fika e tomei café bem do lado.

      Delete