Friday, November 27, 2020

COCHINCHINA

*** Post antigo que adicionei no blog em Português ***

EU ESTIVE NA COCHINCHINA!

Surpreso?  Eu também.  Eu estava lendo sobre a Indochina hoje, tentando entender o que exatamente é.  O fato é que não existe uma definição oficial e ninguém sabe.

Alguns dizem que é apenas a Indochina Francesa: Camboja, Laos e Vietnã.  Naquela época, o Vietnã era dividido em 3 partes, norte, centro e sul.  O Vietnã do Sul se chamava Cochinchina (e não Conchichina como dizemos no Brasil), e foi essa a região que visitei em 2018, onde fica Ho Chi Min (Saigon).

No Brasil, Cochinchina era o lugar mais longe que se podia imaginar. Por exemplo, quando alguém morava longe, a gente dizia “ele mora lá nas conchichina! (com a grafia errada)”.

De volta à Indochina, o principal conceito é que se trate de uma área altamente influenciada pela Índia (Cochin é uma cidade indiana) e China, que se descreve como Sudeste Asiático Continental: Mianmar (Birmânia), Camboja, Laos, Vietnã, Tailândia e Malásia continental.

E alguns incluem Singapura.  Não é continental, mas é uma área muito próxima ao continente e altamente influenciada pela Índia e China.

O que é Indochina então?  Eu não sei, mas agora eu sei porque ninguém sabe.








No comments:

Post a Comment