Thursday, December 3, 2020

PAMPO ASSADO E ROTI JOHN

Primeiro prato - Malaio - Bawal Bakar

Bakar é um peixe assado dentro de folhas de bananeira sobre carvão.  Pode ser qualquer tipo de peixe.  No meu caso, o peixe era chamado de bawal, que se traduz em pomfret em inglês.  Pomfret vem da palavra portuguesa “pampo”.  Quando eu pescava no Brasil, o pampo era um peixe sem valor e sempre devolvia ao oceano toda vez que pescava um. (Meu objetivo eram os papa-terra haha) (Veja o desenho da Wikipedia).

*** interessante como as coisas se conectam de repente - Malaio - Inglês - Português. 





Para servir, ela abriu as folhas de bananeira e colocou no prato, mantendo as folhas.  Em cima do peixe ela colocou um molho vermelho.  E ao lado, arroz branco e uma tigela pequena com um líquido.

Eu perguntei o que era aquele líquido.  Ela disse que era uma sopa para tomar enquanto comia o peixe, porque o molho vermelho era muito picante.  Quando um malaio diz que algo é muito picante, deve respeitar. Não me abalei! Segui as regras e acabei com o peixe. 















*** Quando peguei meu prato, só peguei um garfo, não achei que precisaria de uma colher para cortar ou comer nada.  Quando o cara da limpeza veio à minha mesa, ele perguntou várias vezes “apenas um?  apenas um? ”, quer dizer ... apenas um talher?  Você está roubando a colher? Aquilo foi engraçado.

Segundo prato - Singapurense - Roti John com frango e queijo S $ 4,50

Outra surpresa.  Um sanduíche inventado em Singapura nos anos 70 com omelete no interior.  Roti significa pão em malaio e a origem do nome John é desconhecida.

O pão foi tostado e veio com maionese e ketchup.  E pedi o meu com frango e queijo.  Muito bom.

Note que o prato veio com um garfo e uma colher.  Sem faca, então tive que cortar o sanduíche com a colher.  Não é um problema, apenas diferente.




*** veja a maionese na foto do cartaz e como veio no meu prato - hilário! 😂







Para beber - mata kucing (suco de fruta longan).  A bebida vem com um palito para pegar as frutas e - droga - esqueci de comer as frutas!  S $ 1,50









No caminho de volta para casa, comprei algumas frutas.  Mamão S $ 4 para três.  Fruta do dragão grande S $ 10 para três.





Algumas fotos do hawker center, fruteira e mercadinho. 















*** Assista ao vídeo - gravei uma loja chinesa tocando música chinesa.




5 comments:

  1. This Chinese music feels a lot like an occidental one.

    ReplyDelete
  2. É muita cultura: Bakar, Promfret, Pampo.... obrigado pela aula.

    ReplyDelete
  3. Me lembro das pampinhas pescadas por ti e o Jairo na plataforma de Atlântida e jogada fora. Muito pequenas e muito espinho. No mais interessante tuas fotos e devidas explicaçóes.

    ReplyDelete