Sunday, December 27, 2020

NOVAS COMIDAS MALAIAS E A ORIGEM DA RAÇA MALAIA


 Domingo de manhã é muito divertido no hawker center.  Está cheio, especialmente com malaios.  E fui direto para a área deles.  Era antes das 10 da manhã, então eu ainda consegui encontrar um lugar, sentado com dois homens malaios.  Como sempre, eles estão curiosos sobre mim, já que geralmente sou o único ocidental por perto e me fizeram muitas perguntas.

 Na barraca que fui, a comida é vendida  fria e pronta para levar.  Pedi à senhora que colocasse em um prato para mim, para comer lá mesmo. 









 Primeiro prato - Pulut kuning

 “Pulut kuning, ou arroz glutinoso com cúrcuma, é um dos meus pratos malaios tradicionais favoritos.  Este prato é frequentemente servido em ocasiões especiais, como casamentos e eventos religiosos, e geralmente é servido com rendang de carne ou frango.

 Ingredientes

 2 1/2 xícara de arroz glutinoso
 150 ml de leite de coco
 10 folhas de pandan, lavadas
 2 colheres de chá de sal
 2 colheres de chá de cúrcuma moída
 Água para deixar de molho ”

 Lembra das folhas de pandan?  Eles usam muito.

 O meu veio com rendang de carne,  que é uma das minhas comidas favoritas sozinha.  Acho que já postei sobre isso, mas é carne cozida por muitas horas em leite de coco com especiarias até que a carne fique escura e caramelizada.  Você pode imaginar como é bom, certo?





 Segundo prato - Roti kirai (panqueca rendada)

 “Roti jala, roti kirai ou roti renjis (pão de rede ou panqueca rendada) é um lanche da hora do chá, popular na Malásia e em Minangkabau,  servido com curry, e podem ser encontrados na Indonésia, Malásia e Singapura.  O roti jala é um prato bonito que se parece com um guardanapo de renda pela forma como é feito.  Este é um prato malaio muito tradicional, geralmente feito em casa e servido em eventos como casamentos e festivais.  Geralmente é comido em conjuntos de três a quatro pedaços com curry, especialmente curry de frango, como um substituto do arroz. ”

 O meu veio com curry de frango.  Você pode mergulhar no curry ou, no meu caso, despejar o curry por cima das panquecas.

 Muito gostoso, nem extremamente apimentado como parece.










 Novo para mim: “O povo Minangkabau, também conhecido como Minang, é um grupo étnico nativo das Terras Altas de Minangkabau, na Sumatra Ocidental, na Indonésia.  As terras natais de Sumatra Ocidental do Minangkabau eram a sede do Reino de Pagaruyung, considerado por historiadores como o berço da raça malaia e o local da Guerra dos Padri (1821 a 1837). ”  A capital é Padang.
 
 Como ilustração, adicionei um mapa e uma foto dos noivos de Minangkabau.  A noiva está usando um Suntiang, uma coroa elaborada para ocasiões festivas.  Tem a forma de um leque radiante e é feito de material dourado.







 Para beber - suco de abacaxi e café.

 Também trouxe alguns lanches para levar para casa.  Bolo de banana e creme de coco com milho.  Experimentei agora e os dois são deliciosos, principalmente o último.  Eles têm muitos petiscos, bem coloridos.  As vezes pego alguns aleatoriamente. 















 Antes de ir para casa, parei em uma loja de frutas para comprar mamão e fruta do dragão.  








E encontrei uma nova fruta.  Pequenas bolas verdes.  Perguntei ao chinês o que era isso e, como sempre, não entendi o que ele disse.  Algo como “dates” (tâmaras).  Pesquisei no Google e descobri que existe uma fruta chamada jujube (jujuba em português?), também conhecida como “tâmara chinesa”.  Eu acho que é isso!





 E encontrei uma loja de presentes que vende coisas do Ano Novo Chinês.  Verifique minha outra postagem.

 E as malaias já estavam lá, fazendo piquenique.  Tão legal.





 Domingo de manhã divertido, hein?

1 comment: