Subtítulo: O que fazer quando a garçonete traz comida para você rindo (de você)?
Este lugar assa um porco todos os dias. Eles vendem a carne ao longo do dia e fazem pratos com o resto do porco.
A primeira vez que fui lá, comprei apenas a carne de porco assada. Macia e com uma pele crocante. Hoje voltei para provar o “resto”.
Vamos ver:
Sisig
Um dos pratos filipinos mais populares, feito com partes da cabeça do porco, como bochechas e orelhas. E também fígado. Vem com um ovo cru por cima que você mistura com a coisa toda. Geralmente é temperado com calamansi (um cítrico, às vezes compro o suco em lata), cebola e pimenta. É originário da região de Pampanga, na ilha de Luzon, onde foi declarado em 2017 patrimônio imaterial.
Bicol Express
Sim, esse é o nome, “expresso” faz parte do nome da comida. É uma comida reconfortante, cubos de porco cozidos em leite de coco e pimenta, é rica, cremosa, picante e deliciosa!
Pork Paksiw
Paksiw é um estilo de culinária filipino, cujo nome significa "cozinhar e ferver em vinagre". Qualquer carne ou peixe pode ser usado. No meu caso, porco. Também vai molho de fígado, segundo a internet. O resultado é uma carne (e outras coisas) doce e picante e um ótimo aproveitamento de sobras do lechon (porco).
Fiquei com medo (ou preguiça) de perguntar o que havia no meu paksiw, mas era visível que não era apenas carne. Mas o fato é que ela estava rindo (não sorrindo!) quando trouxe a tigela, e riu de novo quando chamei ela para dizer que estava muito bom. 😬
Este prato veio por sugestão dela em substituição ao bopis, que encomendei (e paguei) mas ainda não estava pronto (ver mais abaixo).
Bopis (eu não comi esse)
Bopis é um prato picante filipino feito de pulmão e coração de porco picado. Pode ser servido como aperitivo para cerveja e bebidas alcoólicas; também é considerado prato principal e é melhor servido com arroz branco cozido no vapor. (Foto da internet).
Sobremesas
Sobremesa de inhame (a roxa)
Pudim de leite (eu bocó esqueci de tirar foto)
*** Comida filipina não é para amadores. Pelo menos dois pratos são proibidos em Singapura, dinuguan (sopa de sangue de porco) e balut (ovo com pinto dentro). Dinuguan comi no Hawaii uma vez, muito bom. No ano seguinte voltei no mesmo restaurante e a mulher não queria me dar, alegando que eu era americano! Tive que brigar com ela pra comer meu dinuguanzinho.
A caminho do restaurante (a três quarteirões de casa), encontrei outro Buda e vi peixes no rio Geylang.
No comments:
Post a Comment